quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SUMIÇO E RISOTO DE FILÉ E FUNGHI

Estou meio sumida do blog né? Estou sem tempo para tudo...muito trabalho e com filha pequena ai já viu, o tempo passa que quando eu vejo já tenho que dormir pra acordar cedo no outro dia. Mas vamos com uma receitinha que fiz um dia desses para meu marido. Eu adoro risoto e acho super fácil de fazer, apesar de ter que ficar mexendo sempre. 
Então vamos lá...

Para o seu risoto dar super certo, algumas regrinhas devem ser respeitadas, o primeiro passo é não lavar o arroz, que deve ser próprio para o preparo de risotos, como o Arbóreo ou o Carnaroli, assim  o arroz não perde o amido que vai sendo liberado no preparo e dando cremosidade ao risoto.

Use pouca manteiga no início, frite em fogo baixo a manteiga, o alho e depois o arroz por alguns instantes. Um risoto cremoso é diferente de um risoto empapado. Para que isso não aconteça faça a “selagem’ do grão”. 

Em seguida, adicione vinho branco seco, que agrega uma nota ácida, dando mais sabor ao prato. O vinho branco ajuda a criar fissuras nos grãos, facilitando o desenvolvimento do amido. Pode ser vinho tinto seco, espumante, ou outra bebida alcóolica. Deixe o álcool evaporar e entre com o caldo, sempre fervendo. O caldo garante o sabor do risoto, por isso é importante que seja um bom caldo.

Adicione o caldo aos poucos. Dessa forma, os grãos absorvem o sabor e cozinham ao mesmo tempo, sempre mexendo, nunca deixe o risoto parado, resultando em um cozimento uniforme.

O ponto do risoto é quando ele estiver cremoso e al dente. Normalmente o cozimento do risoto não ultrapassa os 15-20 minutos. O ponto do grão deve dar resistência à mordida, mas sem que seu interior esteja esbranquiçado.

Para dar mais cremosidade ao prato você adicione queijo ralado e manteiga gelada, ou ainda azeite de oliva e pimenta do reino. Os temperos e sabores do prato variam de acordo seu gosto, mas seguindo esses passos, seu risoto terá um sabor inigualável e será apreciado por todos. Bom apetite!


RISOTO DE FILÉ E FUNGHI


INGREDIENTES:
- 2 1/2 xícaras de arroz arbóreo
- 70 g. de manteiga gelada
- 01 colher de azeite
- 01 cebola pequena picadinha
- 02 dentes de alho picadinhos
- 01 taça de vinho branco seco
- 1 1/2 litro de caldo de carne 
- 50 g. de funghi secchi
- 500 g. de filé mignon em tiras
- 200 g. de queijo parmesão ralado
                                                                                    - sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1. Comece lavando o funghi secchi colocando-os de molho em água morna por aproximadamente 20 minutos. Depois que eles estiverem hidratados, se preferir, pique-os em pedaços de aproximadamente 2 cm. Reserve a água do funghi. Como o risoto é um prato que não se pode parar de mexer, sempre deixe tudo preparado para não atrapalhar o cozimento.

2. Tempere a carne com um sal, pimenta e alho e frite até ficar ao ponto. Reserve. Faça o caldo e deixe ferver.

3. Comece o risoto, fritando em uma colher de manteiga e uma de azeite a cebola e o alho em fogo baixo, sem dourar. Junte o arroz e frite por uns dois minutos. Coloque o vinho e deixe reduzir o álcool. Neste momento, comece a agregar o caldo quente aos poucos, concha por concha, sempre mexendo. Essa é a base para qualquer tipo de risoto.


4. Depois de uns dez minutos mexendo o risoto, junte o funghi. O funghi não deve ser cozido por muito tempo, por isso coloque na metade do cozimento. Quando estiver quase pronto, junte a carne. Se preferir um sabor mais marcante do funghi, coloque um pouco da água do funghi, com cuidado para não deixar entrar a areia que fica no fundo.

5. Por último, coloque queijo parmesão ralado e o restante da manteiga gelada e misture bem. Sirva imediatamente.

6. Para as casquinhas de queijo parmesão, unte levemente com azeite uma forma e espalhe uma colher de queijo parmesão no formate que você quiser, para formar cada casquinha. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por cerca de 5 minutos, sempre olhando para não queimar. Com a ajuda de uma espátula e com cuidado, vire as casquinhas e deixe por mais alguns minutos. Retire com cuidado para não quebrar as casquinhas e deixe esfriar para endurecer.

Essa receita serve tranquilamente  06 pessoas que comem muito bem.





camilacordeiro.ozinhaespecial@gmail.com
Instagram: @cozinhaespecial

Nenhum comentário:

Postar um comentário